quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Escola Pública de Qualidade com Investimento



A proposta do governo gaúcho para a educação vem com os símbolos fortes do neoliberalismo,ou seja Estado mínimo,competição e privatização do serviço público.

Ouvi declarações da Secretária de Educação que desmerecem o trabalho dos educadores,quando fala que a "meritocracia" será apoiada pelos pais dos alunos pois eles desejam que os professores tenham uma boa atuação.Desrespeito tremendo é dizer que não trabalhamos,a qualidade da escola pública gaúcha se deve muito ao trabalho abnegado de professores e funcionários,que são premiados até fora do país,e quando isso acontece são chamados para homenagens do Governo.

Educação não deve ser vista como gasto,mas como direito da sociedade,e escola pública é aquela que atende a grande parcela da sociedade,sem condições financeiras.Promover competições entre colegas,escolas,não vai suprir a falta de investimento que o governo adota.

A formação cidadã nas escolas não deve ser substituída por estatísticas e resultados frios,com melhores salários,melhor estruturação das escolas o resultado na aprovação,e na elaboração do conhecimento,naturalmente será maior.

Os educadores permanecem,os governantes passam,por isso a responsabilidade de lutar pela escola pública de qualidade acaba recaindo sobre os membros da comunidade escolar,pois estes vivenciam o cotidiano dos alunos,das escolas, estes conhecem seu papel e valorizam a educação pública,apesar de serem considerados por vários governos,como apenas "baderneiros,preguiçosos" e outros adjetivos pejorativos que nem vou citar.

A luta de anos construiu um nível educacional bom,no Rio Grande,e nosso dever é manter acesa,a chama da esperança,na luta e na vitória,para o nosso bem,e para o bem da sociedade gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário