quinta-feira, 26 de julho de 2012

Violência Doméstica



A sociedade capitalista oprime o indivíduo,isto é um fato.A concorrência,a busca dos bens materiais,tendem ao individualismo.Desde a implantação da propriedade privada,quando criaram-se as leis para garantir a posse dos bens,também  com a necessária prova de hereditariedade,a mulher foi colocada como parte dos bens do marido. 
Ao longo da história,as mulheres foram sendo relegadas segundo plano,no aspecto jurídico e social,na maioria das sociedades.
No Brasil,o direito de voto,só foi conquistado,em 1932,e consagrado na constituição de 1934.
A violência doméstica foi sendo aprimorada,e acompanhou a evolução,se assim pode-se chamar, do capitalismo.
Em Caxias do Sul,ocorrem atualmente,500 registros mensais na Delegacia de Atendimento à Mulher.Sabemos que nem todos os atos de violência são registrados,por diversos fatores,então este número reflete apenas uma parcela do que realmente acontece.
Na década de 80,participei ativamente do movimento pela instalação da Delegacia de Atendimento para Mulher em Caxias,e pelo Albergue Municipal para acolhimento às vítimas de maus tratos.
Esta é uma bandeira que pretendo levar na Câmara,se eleita,cobrar do Estado,o efetivo funcionamento destes órgãos de atendimento,atuando junto aos movimentos sociais de nossa cidade.
Nenhum problema,desemprego,ciúme,raiva justifica a violência doméstica.As mulheres precisam denunciar.A violência psicológica também oprime,faz mal,também é crime.A humilhação é tão grande quanto a dor,todos merecem respeito!Exija ser respeitada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário