quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FINAL DE ANO NAS ESCOLAS


Nesta época do ano,penso muito no papel que os educadores representam na vida dos alunos.Cada final de ano,vem carregado de cansaços,de tristezas e alegrias.
As aprovações para o ano seguinte,as reprovações,as chamadas progressões,são dos alunos,mas não deixo de considará-las na contabilidade dos educadores.
Uma vez,li em algum lugar,que cada aluno reprovado,para os educadores significa uma reprovação sua.É preciso considerar que um ano escolar,não é fruto apenas das relações,e trabalhos daquele ano.Os seres humanos são uma soma de todas as suas vivências,de seus erros e acertos e dos outros.Professores têm um viés idealista de que seus alunos precisam prender tudo que eswtudaram.Existem muitas variáveis,que contribuem para o quadro desanimador que encontramos nas escolas.
A educação ainda é vista como importante para a sociedade,mas ela integra e reflete a sociedade em que vivemos.Não somos os mesmos,mudamos todos os dias,a sociedade mudou,evoluiu em alguns aspectos,e em outros ficou mais complexa.
Viver bem,é um desafio.Valores são questionados cotidianamente,existem momentos de crise social,moral,a escola é como um tambor de ressonância desta sociedade inquieta,agressiva e confusa.
No final do ano,os sorrisos dos alunos que ultrapassaram barreiras e alcançaram mais um dos seus objetivos é estimulante para seguir em frente,também aquele choro de dor dos que foram reprovados,deveria servir de experiência.
Uma coisa é certa,alunos são barulhentos,indisciplinados,agitados,criativos,mas escola vazia traz um silêncio, inicialmente agradável,mas depois este silêncio é tumular,um vazio que dói,e esperamos que voltem os alunos para encher de vida a escola.
Reflexões de final de ano.

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